O SINMETAL – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul, considerando a classificação atual do CORONAVÍRUS (COVID-19) como pandemia pela Organização Mundial de Saúde, com risco potencial da doença atingir a população mundial de forma simultânea, orienta às empresas filiadas que devem tentar conter a epidemia com a prática de atos que evitem o contágio e a expansão do vírus. As medidas não devem ser só de higiene e medicina do trabalho, mas também de solidariedade, de colaboração da coletividade, de interesse público e dever social.
Medidas como isolamento, quarentena, exames obrigatórios em determinados casos, obrigatoriedade do uso de luvas e máscaras em casos específicos, de acordo com a Lei 13.979/20, devem ser praticados de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, no entanto, da preponderância do coletivo sobre o individual e da saúde coletiva.
Elencamos a seguir as principais práticas adotadas para conter a proliferação do vírus:
- Disponibilização de álcool em gel, sabonetes e tolhas descartáveis;
- Higienização dos transportes, corrimãos e maçanetas;
- Manter os EPI’s rigorosamente higienizados e em uso pelos funcionários;
- Priorização de ambientes arejados;
- Manter as pessoas em distância mínima de 1,5 metro;
- Cancelamento de viagens e atendimentos externos;
- Dilatar o horário de refeições (refeitório) visando reduzir aglomerações;
- Cancelamento de eventos/reuniões para evitar aglomerações;
- Acompanhamento e monitoramento constante da evolução da pandemia.
É fundamental que os funcionários sejam alertados sobre os sintomas e que devem procurar imediatamente o responsável pela área da empresa, no caso de: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dor no corpo e dificuldade para respirar.
Grupo de risco: maiores de 60 anos, grávidas e portadores de doenças crônicas como por exemplo diabetes e hipertensão.
Estamos cientes das dificuldades e do momento de grande insegurança que estamos vivendo, porém vamos nos prevenir para que seja superado.
Adicionalmente, informamos que junto com os Sindicatos dos Trabalhadores, estamos estudando medidas emergenciais para flexibilizar a operação das empresas, bem como que proteja os trabalhadores e os empregos. Estas medidas serão informadas o mais breve possível.
Atenciosamente,
Gilberto Porcello Petry
Presidente