A missão anual dos embaixadores dos Estados Membros da União Europeia no Brasil começou seu roteiro pelo Estado, no dia 05 de dezembro, em um encontro com industriais gaúchos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). “Muito da tradição deste Estado e a sua cultura empreendedora foram herdadas da Europa, pelas migrações que se deram ao longo da história rio-grandense. Aprendemos, assim, desde cedo, a conhecer e reconhecer as potencialidades e a capacitação das economias representadas pelos embaixadores que hoje nos visitam”, disse o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, em sua saudação na abertura do evento “Acordo Mercosul-UE – desafios e oportunidades”.
Ao longo dos 20 anos de negociação do acordo Mercosul – União Europeia, salientou Petyry, a FIERGS tem participado ativamente da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) da Confederação Nacional da Indústria, defendendo e auxiliando as empresas a se posicionarem em relação às oportunidades e eventuais dificuldades dessa integração. O presidente lembrou que a FIERGS foi pioneira em missões empresariais a Feiras na Europa, desde a década de 80, e também que a indústria gaúcha é a segunda mais diversificada do País, com 22 segmentos, desde a agroindústria até a microeletrônica. No ano passado, a União Europeia foi o segundo destino das exportações gaúchas (US$ 4,1 bilhões) e a quarta origem das importações do Rio Grande do Sul (US$ 1,6 bilhão).
Embaixadores e representantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, Grécia, Irlanda, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia participaram do encontro, liderados pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez Rubio. “Fazemos essas visitas uma vez por ano em um Estado diferente do Brasil. A razão de escolhermos o Rio Grande do Sul desta vez é porque agora finalizamos a negociação da União Europeia com o Mercosul. A ideia é aproveitar a localização do Estado no ponto de vista dos países do Mercosul e a relação com a União Europeia, e também falar do acordo e as oportunidades que vai proporcionar”, explicou Rubio, lembrando igualmente o fato de o Estado possuir uma economia diversa tanto na indústria quanto no agronegócio.
Representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o presidente da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), Reginaldo Arcuri, afirmou que o local escolhido pelos embaixadores para o encontro deste ano é um dos Estados do País onde a indústria melhor se faz representar, assim como a embaixadora Eliana da Costa e Silva Puglia, do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul (Eresul), ao reforçar que a missão “não poderia ter escolhido um Estado melhor”, já que o Rio Grande do Sul potencializa todas as oportunidades para a indústria, além de um agronegócio dinâmico.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rubens Bender, representou o governador Eduardo Leite no evento.